Artistas
Ado Malagoli
Ado Malagoli nascido em Araraquara SP, foi um pintor e professor que cursou artes decorativas na Escola Profissional Masculina do Brás em 1922, tendo como professor Giuseppe Barchita.
Aldemir Martins
Aldemir Martins é um dos mais renomados artistas brasileiros do século 20, participou de diversas exposições, no Brasil e no exterior. Seus traços fortes e tons vibrantes imprimem vitalidade e força tais à sua produção que a fazem inconfundível. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alejandro Lloret
Allejandro Lloret nascido em Cuba no ano de 1957 chegou ao Brasil em 1993. Lloret vem trabalhando em suas pinturas e desenhos em duas vertentes, uma hiper-realista, e a outra com tradições expressionistas do século XX. Estudou na Escola Nacional de Artes de Havana, de 1973 até 1980, se especializando em desenho e pintura.
Antonio Soriano
Antonio Soriano foi um importante artista gaúcho; traduzia como ninguém na sua obra o inconsciente coletivo gaúcho dos pampas, recebeu diversas premiações como pintor e teve destaque nacional por suas obras de arte.
Anderson Ferreira Lemes
Anderson Ferreira Lemes (Assis, 23 de julho de 1982), leva o nome artístico de Alemão. É formado em Educação Artística e Habilidades em Artes Plasticas, desenvolve o graffiti e as artes plásticas desde 2004.
Sua obra está presente em 25 países, com exposições na Suíça, França, Alemanha, Canadá, Portugal, Irlanda, Argentina, Chile, México, Japão, Estados Unidos entre outros.
Em 2015 recebeu a Medalha Carlos Gomes como mérito em destaque na área pública e cultural. Participou dos livros The Art Book Brasil e The Year Book Brasil em 2014 e da Casa Cor Campinas em 2016 com Artes plásticas, Grafite e palestras.
Armando Gonzalez
Armando Gonzalez é um artista uruguaio com 60 anos de carreira, retrata com muita finesse as cenas cotidianas do gaúcho. Celebrou seus 60 anos de pintura com exposição individual na Bublitz Galeria de Arte.
Ângelo Guido
Ângelo Guido foi um pintor, escultor, gravador, escritor e critico de arte ítalo-brasileiro. decorou o Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico escreveu crítica de arte para o jornal Diário de Notícias e participou da Exposição do Centenário da Farroupilha. e recebeu prêmios no Salão de Belas-Artes do Rio Grande do Sul.
Carlos Scliar
Carlos Scliar foi um destacado artista brasileiro; participou constantemente de exposições no Brasil e em todos os centros artísticos mundiais, registrando sempre absoluto sucesso. Colaborou na criação do Clube de Gravura de Porto Alegre, embrião que se espalhou pelo país e pelo exterior.
Antonio Peticov
Antonio Peticov é um pintor, desenhista, escultor e gravurista brasileiro. Autodidata, aos doze anos de idade teve a certeza de que queria trilhar o caminho das artes. E, para alcançar seu objetivo, buscou informações em livros e revistas. Sua formação artística se constitui a partir de pesquisas pessoais sistemáticas em história da arte.
Chico Ferreira
Por volta de 1966, o paraibano Chico Ferreira se iniciou autodidaticamente em pintura, na sua cidade natal, onde também passou a integrar o Grupo Memória, juntamente com Noêmia Motta, Paulo Laender e Sanzio Menezes no ano de, 1976
Callo
Tavares Calló é formado em Artes Plásticas na Academia de Belas Artes de São Paulo. Calló também é pintor e gravurista. Possui especialização em curso de restauração e uma grande experiência em decoração de ambientes, instalações de arte e móveis. Realiza gravuras, desenhos e projetos de quadros.
Cláudia Stern
Claudia Stern é uma escultora gaúcha; suas esculturas possuem diferentes escalas variando de troféus a monumentos. Participou de mostras e exposições nacionais e estrangeiras e realizou diversas esculturas para espaços públicos em Porto Alegre.
Carybé
Carybé foi um artista argentino. Suas produções traduzem muito do espírito baiano aonde morou, revelando o dia-a-dia deste povo, sua cultura popular, seu folclore. Em 1955 ele obtém o prêmio de melhor desenhista na III Bienal de São Paulo; Seu principal estilo se resume na pintura figurativa, a qual lembra a estética abstrata.
Eduardo Vieira da Cunha
Eduardo Vieira da Cunha, nasceu em Porto Alegre em 1956. É fotografo, desenhista e pintor. Estudou com Pamela Barr desenho e linguagem de visão em 1978 e em 1983 se formou na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em artes visuais.
Fernando Ikoma
Fernando Ikoma é um artista brasileiro; escreveu e desenhou mais de uma centena de historietas publicadas por várias editoras brasileiras. Na pintura, ganhou vários prêmios, entre eles o 1º prêmio em pintura e o 1º prêmio em desenho no salão de novos. Expôs em várias capitais brasileiras e algumas cidades do exterior.
Flavia Antoniolli
Flávia Antoniolli é uma artista que trabalhou muitos anos com Recursos Humanos, o que lhe garantiu uma grande sensibilidade que reflete e traduz hoje em suas obras; já expôs suas obras em importantes mostras pelo mundo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Flávio Scholles
Flávio Scholles é um artista gaúcho que reúne mais de 8 mil obras pelo mundo afora. Qualquer frase é insuficiente para descrever a sua vida e a sua obra - que se misturam entre diferentes tons e nuances - já que o próprio artista caracteriza seu trabalho como uma literatura de Cordel, com temática sobre o Vale dos Sinos.
Glênio Bianchetti
Glênio Alves Branco Bianchetti Gravador, pintor, ilustrador, tapeceiro, professor e desenhista. ingressou no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. Funda, em 1951, o Clube de Gravura de Bagé, posteriormente incorporado ao Clube de Gravura de Porto Alegre, grupo que realiza uma produção artística de caráter social, Na pintura, os temas principais de Bianchetti são a figura humana, a natureza-morta e a paisagem.
Golb Carvalho
Golb Carvalho desde pequeno já possuia aptidões para á arte, além de ser autodidata, contribuiu ser um pintor ambidestro e com tendencia aos temas figurativos diversos, a partir dai começou a pintar cidades históricas.
Graça Craidy
Graça Craidy é uma artista plástica, publicitária e mestre em comunicação. Já expôs em mais de 40 individuais e coletivas em Porto Alegre. Figurativa e expressionista, com acentuada predileçao pela arte do retrato, tem forte presença tambem em arte ativista e sua causa é a denuncia da violência contra a mulher.
Erico Santos
Erico Santos é um pintor brasileiro, conhecido por suas mulheres estilizadas, com saias coloridas; laborando na colheita de flores, vindimas, trigais e algodão. Sua maneira peculiar de representação formal e cromática formou escola, sendo motivo de inspiração para outros artistas e admiradores da arte.
Fang
Kong Fang Chen é um artista nascido na China. Faz sua primeira exposição individual em 1959, no Clube dos Artistas Plásticos de São Paulo. Viaja, em 1977, para a América do Norte, Europa e Ásia, onde desenvolve o seu trabalho de pintura. Em 1981, é realizado o curta metragem biográfico "O Caminho de Fang", em São Paulo.
Ênio Lippmann
Ênio Lipmann, pintor brasileiro realizou os seus primeiros estudos em pintura em Petrópolis Rio de Janeiro. Alguns anos depois veio morar em Porto Alegre onde fez cursos de livre arte ao lado de Iberê Camargo.
Carmen Medeiros
Carmen Medeiros é uma artista gaúcha. Em 1982 realizou curso básico no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Desde 1984 participa de coletivas e salões. No ano de 1989 obteve medalha de bronze no V Salão de Verão, Rio de Janeiro.
Mario Soldatelli
Mario Antonio Soldatelli é um artista gaúcho; autodidata, desde criança já desenhava e pintava. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, recebendo vários prêmios.Possui obras na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Museu Municipal de Caxias do Sul e várias outras por todo o Brasil, bem como no exterior.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mádia Bertolucci
Artista caxiense, formada pela Universidade de Caxias do Sul, estando sempre esteve presente nas artes plásticas. Sócia fundadora do NAVI- Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul desde 1988. Participou de salões, coletivas e exposições individuais.
Marcelo Hübner
Marcelo Hubner é um artista gaúcho; começou sua carreira com cenas campestres; atualmente se encontra em cenas urbanas, retratando prédios do cenário de Porto Alegre, alguns dos quais desde logo reconhecíveis pela precisão que o artista empresta aos rápidos gestos de pinceladas caracterizadas pela essência luminosa de sua pintura. e também foi o primeiro artista a ser destacado no lançamento da Galeria Virtual da Bublitz. ⠀
Marcia Marostega
Márcia Marostega é uma artista gaúcha; a própria Marcia retrata sua história e sua trajetória em suas telas. Ela é o contexto de sua obra, assim como seria um pintor em seu autorretrato. Nas cores quentes das telas de Márcia sentimos calor, energia. Em cada tela, a artista adota uma palheta de tons e trabalha com louvor nas suas variações.
Inos Corradin
Jane de Bhoni
Jane de Bhoni é artista plástica, designer e professora. Participou de diversas exposições individuais, coletivas e Salões de Artes Plásticas no Brasil e no exterior.A artista visual apresenta quase sempre o feminino e o caráter significativo do termo beleza.
Juarez Machado
Juarez Machado já na sua infância fazia esculturas de barro e aos 16 anos começou em uma gráfica na produção de rótulos de remédios e cartazes para os laboratórios. Em 1964 recém-formado na Escola de Música e Belas Artes do Paraná realizou a sua primeira mostra individual na Galeria Conaco. Além do desenho e da pintura fez incursões de mímica, cenografia, programação visual, ilustração e escultura.
Kenji Fukuda
Roberto Kenji Fukuda é um pintor brasileiro; participou de várias exposições, coletivas e individuais. Suas obras baseiam-se em virtuosismo técnico, em domínio da matéria e invenção de claridade e transparências. Já expos em diversos países do exterior.
Paulo D'Avila
Paulo Dávila é um artista de Cachoeira do Sul. Com a vinda para Porto Alegre, ingressou na Escola de Arquitetura, onde começou a aprimorar-se. O artista é profundo conhecedor da história da arte; além disso, sempre se aconselhou com os marchands, visando o aprimoramento de suas obras. Paulo Dávila é um expoente no meio artístico gaúcho, conforme o dicionário de artes plásticas do RS.
Mirian Garcia
Teve a sua trajetória no universo das artes, inicialmente apenas por curiosidade e aptidão nata, depois como profissão. Para tal, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento com renomados mestres nacionais e internacionais. Sua inspiração baseia-se principalmente na percepção da COR, em qualquer tema, tanto figurativo como abstrato.
Paulo Amaral
Paulo Amaral, nascido em Bagé, Rio Grande do Sul em 1950 iniciou seus estudos de pintura na Califórnia (1967). Em 1967 se filiou à Sociedade Brasileira de Belas Artes, Rio de Janeiro. Em 1974 se formou em Engenharia civil exercendo carreira durante 30 anos em Porto Alegre. Dirigiu o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), foi curador pelo Rio Grande do Sul, da Saison Brésil-France – 2005 (Ano do Brasil na França).
Nelson Jungbluth
Nelson Jungbluth nasceu na cidade de Taquara. Inicia carreira em 1936 através de histórias em quadrinhos. Em 1972, se destaca como o melhor do mundo em arte publicitária entre as companhias de aviação. Além disso, participou de mostras coletivas e hoje está representado no acervo do MARGS, Porto Alegre.
Michelangelo Soldatelli
Filho do artista plástico Mario Soldatelli, de Caxias do Sul, Michelangelo carrega a arte no nome e na herança familiar. desenvolveu seu próprio estilo de pintura que ele mesmo chama de tramezzo colori que mistura vários estilos de arte.E no ano passado teve sua estreia na Bublitz Galeria de Arte com suas pinturas únicas e divertidas.
Inos Corradin nascido em Vogogna, Itália no ano de 1929. Vive em Jundiaí SP. Corradin colaborou com o pintor Pendin em um mural que fazia alusão aos mártires da resistência italiana. Veio para Jundiaí no Brasil em 1950, três anos depois foi para Salvador da Bahia com o pintor Trindade Leal.
Miriam Postal
Miriam Postal é uma artista natural de Passo Fundo; com cursos de especialização no Brasil e exterior, seu currículo vem sendo construído através da participação em importantes exposições de arte nacionais e internacionais. Sua obra é vibrante e expressiva.
Lou Borghetti
Lou Borghetti é uma artista plástica gaúcha. Frequentou, como aluna e assistente, o atelier Iberê Camargo e a oficina de Marco Túlio Resende em Belo Horizonte. Já participou de diversas exposições individuais e coletivas, além de realizar workshop de aquarela na Universidade de Belas Artes de Sevilha e Florença. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
João Carlos Bento
João Carlos Bento é um artista que esteve sempre com a arte presente na sua vida, no início de forma amadora e desde 1978 de forma acadêmica. A beleza sempre foi sua preocupação e a maneira informal com que trata suas telas nos leva a dizer que sua arte é moderna, tanto nos florais quanto em outros temas.
Iberê Camargo
Iberê Camargo foi um pintor, gravador, desenhista, escritor e professor brasileiro.
Com 14 anos Iberê Bassani de Camargo estudou na Escola de Artes e Ofícios, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Com 18 anos trabalhou como aprendiz no Batalhão Ferroviário. Exerceu a função de desenhista técnico, aprendeu geometria e perspectiva. e em 1943 juntou-se com outros artistas e assm formou o grupo Guignard e apenas fizeram uma unica exposição que foi executada na Escola Nacional de Belas Artes.
Olímpia couto
Olímpia Couto (Estrela do Indaiá MG 1947). Pintora, muralista e gravadora. Estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Executou os murais Gênesis, A Criação do Mundo, na Igreja de Ferros, MG, e Guerra e Paz, como assistente da gravurista Yara Tupynambá (1932) , executa na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Paulo Calazans
Paulo Calazans nascido em Caratinga Minas Gerais, 1947, amante da pintura desde sua adolescência, através de livros da História da Arte moldou seus gostos e seu autodidatismo. Calazans já fez releituras, estudos da pintura clássica em aquarela, gravuras e abstratíssimo. Frequentou escolas de Arquitetura, Publicidade, Engenharia, Teatro, Arquitetura, Música, Esculturas e Artes Plásticas.
Rosy Moreno
Rosy Moreno é uma artista colombiana; em 1978, a artista veio morar em Porto Alegre, passando a frequentar o Atelier Livre da Prefeitura, onde permaneceu por 12 anos. A partir de 95, Rosy participa ativamente do cenário cultural gaúcho, integrando muitas exposições coletivas no Estado do RS.
Rosângela Nectoux
Rosangela Nectoux em 1978 inaugura seu próprio atelier, onde ministra cursos de Pintura à Óleo e em Porcelana. Da porcelana percorre um caminho natural para a tela e depois para tecidos experimentando, criando e aprimorando! A partir de 1980 dedica-se especificamente a pintura de óleo sobre tela, definindo sua vocação. participou como artista convidada por alguns anos nos leiloes da galeria bublitz que passava na televisão. sendo uma artista de destaque no mercado Gaúcho, congruente e prolífera na pintura de flores, especialmente rosas.
Suzi Etchepare
Formada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do RS em 1982, trabalhou na área de criação por vários anos. Cursou a Escola Nacional de Desenho e frequentou o Atelier Livre da Prefeitura. Suzi desenvolve suas telas em técnica mista e acrílico com atenção especial à harmonia das cores e equilíbrio das formas.
Vasco Prado
Vasco Prado foi um escultor e gravador gaúcho. Nos anos 50 fundou o Clube da Gravura, que foi um dos marcos na história da arte gaúcha. Foi um dos escultores mais importantes do Brasil e certamente um dos mais influentes em sua terra natal, tendo formado gerações de novos artistas e inseminando o trabalho de muitos outros.
Victor Hugo Porto
Victor Hugo Porto, nascido em 1954, Caxias do Sul RS, era apaixonado por desenho desde criança, trabalhou como auxiliar de vitrinista aos 13 anos de idade. Frequentou a Escola de Belas Artes de Caxias do Sul como ouvinte, participou de concursos de vitrinas e obteve mais de uma vez o primeiro lugar e aos 20 anos dedicou-se a pintura artística. Cursou a Escola Internacional Gráfica de Veneza onde fez curso de gravura.
Vitor Senger
Vitor Senger se formou em Arquitetura & Urbanismo em 2001. Sempre teve fascínio por cores, formas e texturas. Como artista plástico, Vitor Senger reproduz retratos, apresentados de forma diferenciada, numa escala fora do convencional, chamando atenção para alguns detalhes, criando texturas e, na maioria das vezes, trabalhando com cores vibrantes.
Vitório Gheno
Vitório Gheno é um artista plástico brasileiro, que quando muito jovem se mudou para porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde frequentava a Livraria do Globo. Com facilidade para desenhar mostrou os seus trabalhos para a editora Globo, onde foi contratado, ilustrando contos de escritores consagrados. Em 1942 Participou do primeiro Salão de Artes Plásticas de Porto Alegre e em 1945 mudou-se para a Argentina, para trabalhar com publicidade. Em 1950 mudou-se para Paris, para estudar gravura por dois anos. Em 1960 passou a atuar na área de decoração e design.
Walter Hugo Balestra
Walter Balestra é um artista e arquiteto uruguaio. Se estabeleceu na cidade de Porto Alegre em 1973; onde participa de múltiplas exposições individuais e coletivas. O artista possui diversas obras em coleções particulares em cidades como Buenos Aires, Montevideo, São Paulo, Curitiba, entre outras.